Área: 2.423 km2
Distância da capital: 623 km
Acessos:BR-316 e BR-232 (via Salgueiro). Visite mapas de Recife e Pernambuco.
História
Os primeiros registros sobre a região datam do século XIX sobre uma extensa fazenda de gado de propriedade de dona Brígida Alecancar. Partes desta fazenda foram vendidas ao casal João Goulart. Este casal fixou residência em uma região onde o pasto era mais abundante para o gado e denominaram esta região de Aricuri, que significa "duas serras juntas".Em 1839, o juiz da Comarca de Boa Vista, Alexandre Bernardino Pires fixou residência na região, fugindo de uma peste então chamada de "Carneirada" . Em 5 de abril de 1841, o Pe. Francisco Pedro da Silva, oriundo da cidade de Sousa, no estado da Paraíba, comprou terras de D. Brígida a fim de erguer uma capela em homenagem a São Sebastião. Ao transferir a propriedade, o padre mudou o nome para Ouricuri, nome de uma palmeira. Assim, o desenvolvimento do povoado ocorreu pelas atividades agropecuárias e em torno da capela.
Em 30 de abril de 1844 foi criado o distrito, que foi elevado à categoria de vila em 1849. Em 1893 tornou-se município autônomo. Em 14 de maio de 1903 foi elevado à categoria de cidade.
Geografia
Ouricuri situa-se na unidade dos Maciços e Serras Baixas, com altitudes entre 300 a 800 metros. Os maciços constituem-se em relevo pouco acidentado e em solos de alta fertilidade.A altitude do município propicia um clima mais ameno nas áreas mais altas e clima quente nos sopés e encostas. A pluviosidade é de 700 mm a 900 mm e ocorre entra janeiro e maio.
A vegetação é composta por Floresta Caducifólia e Caatinga Hipoxerófila.
O município está inserido na bacia hidrográfica do Rio Brígida.
Ouricuri situa-se no pólo gesseiro do Araripe. Nesta região, encontram-se 40% das reservas de gipsita do mundo. Aí formou-se uma indústria extrativa deste mineral, responsável por 95% da extração de gesso no país.
Na agricultura, os principais produtos são o umbu, o tomate e o angico. A agricultura de subsistência produz mandioca, feijão, milho, cebola. A extração de carvão vegetal, lenha e madeira em tora representam parcela significativa da economia.
Na pecuária, predominam o gado bovino, ovino e caprino.
Segundo o Ministério da Saúde[5], a taxa de mortalidade infantil em Ouricuri é uma das piores de Pernambuco: 53 por mil nascidos vivos (2005), contra a média de 21 no estado.
Ouricuri foi elevada à categoria de cidade em maio de 1903. Sua fundação, no entanto, é datada de 1939, quando o juiz de direito da Comarca da Boa Vista, Alexandre Bernardino Reis, se transferiu para o local fugindo de uma epidemia de febre, chamada na época de Carneirada.
Em 1841 foi erguida uma capela em homenagem a São Sebastião, dando início ao povoamento. Transformada em município autônomo em 1893, Ouricuri teve como primeiro prefeito o tenente-coronel Elias Gomes de Souza. O primeiro nome da localidade foi Aricuri que no vocabulário indígena significa "duas serras juntas".
O município é formado pelos distritos sede, Barra de São Pedro e Santa Filomena. A festa da emancipação da cidade ocorre no dia 14 de maio.
Economia
Em Ouricuri, a atividade econômica predominante é a agricultura. Os principais
produtos são feijão, algodão herbáceo, mandioca, mamona, milho, cebola e tomate. O rebanho de bovinos, a criação de aves e a pequena mineração são outras fontes de renda do município. O município de Ouricuri faz parte da Região de Desenvolvimento do Araripe, localizada na Mesorregião do Sertão pernambucano. Essa região representa 18,8% do território estadual com 18.576,9 km² e abrange ainda, os municípios de Araripina, Bodocó, Cedro, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Parnamirim, Salgueiro, Santa Cruz, Santa Filomena, Serrita, Trindade e Verdejante.
O Araripe concentra ainda 40% das reservas de gipsita do mundo e por isso se caracteriza pela exploração do mineral no chamado Pólo Gesseiro. A extração da gipsita representa 95% da produção nacional de gesso, que propiciou a formação de um parque industrial na região, gerando cerca de 12.000 empregos diretos e 60.000 indiretos.
Turismo
Dentre os principais festejos populares de Ouricuri destacam-se o Carnaval e a festa da Exalação da Santa Cruz. Esses eventos são animados pelos diversos grupos folclóricos existentes na cidade, que levam a moradores e turistas a beleza de espetáculos como a Dança de São Gonçalo e o Bumba-meu-boi.
Outra atração do município é a sua vaquejada, festa ideal para quem quer conhecer um pouco mais da cultura nordestina. Durante o evento, inúmeras barraquinhas comercializam o artesanato produzido na cidade, como panelas de barro e de sandálias de corda.
Meu nome é Débora Glenda,participo desse clube na unidade panteras.
ResponderExcluirGosto muito desse clube ,das reuniões,brincadeiras sem contar com as brincadeiras que o Dir.associado Erik apronta...
que bom!
Excluirola meu nome é Ana Kelly eu achei isso muito inutiu
ResponderExcluir